O luto em tempos de pandemia

O luto em tempos de pandemia

Precisamos falar sobre a importância de viver e lidar com o luto

Luto em tempos de pandemia

Lidar com a perda de algo ou alguém não é uma tarefa fácil. Afinal, como seres humanos que somos, não estamos 100% preparados e pré-dispostos de encarar o luto que, segundo o psicanalista inglês, John Bowlby, é o processo natural que ocorre em reação a um rompimento de vínculo.

Em tempos de pandemia, nos quais temos perdido familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos todos os dias, isso fica ainda pior. Como podemos vivenciar o luto – esse rompimento de relações – com as limitações que o isolamento social impõe?

Vivencie o luto

Se despedir presencialmente de um ente querido é parte essencial do processo de cura. É com o olho no olho que recebemos o acolhimento e amparo de pessoas próximas, que oferecem suporte seja com uma palavra ou gesto de respeito. Com a pandemia, mal temos isso. Tudo fica mais frio do que deveria ser e voltamos à rotina como se nada tivesse acontecido.

Precisamos, de fato, vivenciar o luto. Reinventar os rituais fúnebres para o contexto em que estamos. Entender e passar pelas fases que o luto exige, que vão desde a negação até a aceitação. Falar sobre o luto e a dor que ele causa.

Somente assim, poderemos seguir em frente em paz, curar feridas mais rapidamente e compreender que o luto, assim como a morte, faz parte do ciclo da vida e que devemos passar por ele um dia.

Redes de apoio

Se você precisar de apoio para lidar com uma perda, existem diversas instituições e sites que abordam sobre o tema e formam uma verdadeira rede de apoio para atravessar esse momento, como é o caso do Vamos Falar Sobre o Luto? (confira aqui). 

+ Notícias

Curta e compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support