O que é saúde mental?

[rank_math_breadcrumb]

O que é saúde mental?

Saúde mental

Um conceito que passou a ser bastante discutido nos últimos anos é o da saúde mental. Com campanhas de prevenção ao suicídio e de condições como a depressão e a ansiedade em alta, falar e debater saúde mental nunca foi tão importante quanto agora. Mas, afinal, o que é saúde mental?  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa lida com as exigências, desafios e mudanças da vida. Está associado também em como esse indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais e, principalmente, em como ele consegue administrar suas próprias emoções, as boas e as ruins. A forma como lidamos com essas emoções é o fator que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.  

Não cuidar da saúde mental adequadamente facilita o surgimento de doenças mentais, como a depressão. O nosso dia a dia é carregado de problemas e adversidades que desafiam o equilíbrio de nossas emoções no trabalho, em casa, nas relações, etc. Alguns desses problemas são:  

  • Estresse  
  • Atrasos 
  • Advertências 
  • Brigas 
  • Doenças 
  • Falta ou excesso de família 
  • Pouco dinheiro  
  • Incapacidades 
  • Insônia 
  • Preocupação excessiva 

De acordo com a OMS, os países gastam em média 2% de seus orçamentos de saúde em saúde mental. Mesmo com alguns avanços no tema, a assistência internacional ao desenvolvimento para a saúde mental nunca excedeu 1% de toda a assistência ao desenvolvimento para a saúde.  

Além do pouco investimento, ainda há preconceito em relação à saúde mental. Isto por que muitas vezes a saúde mental é concebida como “uma fraqueza” do indivíduo e algo que ele poderia agir para resolver e não o fez. 

Hábitos para cuidar da saúde mental 

Cuidar da saúde mental não é fácil. Por isso, é importante buscar ajuda de profissionais e iniciar sessões de terapia (leia mais sobre). Além disso, é possível adotar alguns hábitos e atitudes que melhoram a qualidade de vida, o humor e a harmonia de emoções: 

1 – Trabalhe o autoconhecimento: 

Ao se conhecer, você aprende a lidar melhor com seus sentimentos; a se cercar de coisas, pessoas e lugares que te fazem bem, assim como evitar aquilo que não agrega; e estabelece melhor os objetivos de vida.  

2 – Tenha boas horas de sono:

Para manter uma boa saúde física e mental é importante que você tenha uma melhor qualidade do sono. Dormir bem é uma ótima ferramenta.  

3 – Estabeleça uma rotina:

Além de atividades de rotina como trabalhar e estudar, reserve horários para o convívio social com amigos e família, para fazer atividades que gosta e também para dedicar-se única e exclusivamente a si mesmo.  

4 – Se alimente bem e faça exercícios:

Uma boa alimentação combinada a exercícios físicos proporcionam uma sensação de bem-estar com o corpo e também com a mente.  

5 – Não se cobre tanto e permita-se relaxar:

A cobrança pessoal para realizar atividades rotineiras ou alcançar metas pode não ser saudável e gerar sobrecarga e estresse. Por isso, não se cobre tanto o tempo inteiro. Permita-se relaxar e não fazer nada de vez em quando.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support