Oficinas gratuitas de marcenaria: confira o calendário de novembro

[rank_math_breadcrumb]

A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, iniciativa do Leo Social, divulgou o calendário de oficinas gratuitas de marcenaria para o mês de novembro/2022. Ao todo serão seis oficinas abertas ao público acima de 16 anos. 

As oficinas ocorrem sempre de quinta a domingo, na Unibes Cultural, que está localizada na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP. CEP: 05409-012 (ao lado do metrô Sumaré). 

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário (clique aqui). Confira as oficinas disponíveis:

Oficina Banco Resta Um 

Carga horária: 8 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Quinta-feira e Sexta, 3 e 4 de novembro, das 18h às 22h 

Oficineiro(a): Roberto Stelzer 

Sobre a oficina: 

Utilizando moldes e gabaritos cortados a laser, você irá montar uma banqueta versátil e super resistente, utilizando a técnica de malhete. 

Além disso, você irá aprender e praticar cortes com serra tico-tico, furação com escareador e ainda aprender como utilizar uma tupia portátil para abrir janelas na madeira, corrigir imperfeições e dar acabamento. 

Os participantes da oficina receberão recortes de compensado em que deverão abrir as fendas de encaixe e janelas, para depois realizar a montagem. 

Sobre o(a) oficineiro(a): 

Roberto Stelzer é fotógrafo, artista plástico, designer de brinquedos e criador de oficinas “mão na massa” com suporte de fabricação digital. Foi sócio fundador da Associação Garagem Fab Lab e professor regular do Oficina Lab. 

Além de ministrar oficinas em diversas instituições, como Sesc, Instituto Tomie Ohtake, Fábrica de Cultura, Oficina Cultural Oswald de Andrade. Ele também já realizou exposições e oficinas no brasil e exterior. 

Oficina Mesa Dobrática – Fabricação Digital CNC 

Carga horária: 16 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Quinta-feira e Sextas, 10, 11, 17 e 18 de novembro, das 18h às 22h 

Oficineiro(a): Carol Wegbecher 

Sobre a oficina: 

oficina mesa dobraticaA criação da Mesa Dobrática, que pode ser uma mesa ou escrivaninha, foi pensada para ser usada em ambientes plurais ou multifuncionais, efêmeros ou mutantes. 

No curso, passaremos por todos os processos de produção do objeto, seja na teoria ou na prática. Você irá aprender processos de marcenaria digital, construção de gabaritos, montagem e acabamento.  

Sobre o(a) oficineiro(a): 

Designer pós-graduada pelo Senac, Carol Wegbecher é a idealizadora da Projética, da qual cria e produz desenhos próprios focados em mobiliário. 

Ela atuou como monitora de projetos da disciplina Design Matters da Faculdade de Design do Mackenzie e ministrou diversos cursos e workshops na Vila Itororó, no Sesc, pela GAMB e pela própria Projética. 

Oficina Mini Standing Desk 

Carga horária: 8 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Sábado, 19 de novembro, das 10h às 19h 

Oficineiro(a): André Montilla 

Sobre a oficina: 

Muito já se sabe sobre os benefícios de poder trabalhar em pé para a qualidade de vida, saúde e rendimento profissional. 

O mobiliário tradicional, porém, não foi pensado para isto e muitas vezes acabamos dependendo de apoios nada ergonômicos e gambiarras para experimentar essa possibilidade. 

A Oficina Mini Standing Desk apresenta a oportunidade do(a) aluno(a) desenvolver mais do que um móvel elegante para o seu home office, e sim outra proposta de enxergar seu dia a dia de trabalho, melhorando sua postura e disposição. 

Sobre o(a) oficineiro(a): 

André Montilha é publicitário de formação e tem uma carreira no mercado de construção civil. 

Neto de marceneiro, se aproximou do ofício primeiro como hobby e depois como profissional. Fundador da Marcenaria Cerro Toco, se encantou com a possibilidade de espalhar o conhecimento adquirido e seu amor pela madeira e hoje é também professor. 

Oficina Banquinho Caipira: apoio de pés 

Carga horária: 8 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Domingo, 20 de novembro, das 10h às 19h 

Oficineiro(a): Caio Netto 

Sobre a oficina: 

Nesta oficina, será produzido um banco caipira com design clássico de bancos brasileiros de pequeno porte. Isso a partir do uso de ferramentas e técnicas básicas de marcenaria seguindo as etapas de: projeto, corte, montagem e acabamentos. 

Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender a manusear ferramentas elétricas como serra tico-tico, lixadeira e tupia. O curso tem como objetivo descomplicar a produção em marcenaria, gerando autonomia em pessoas que desejam começar a produzir pequenos objetos e móveis em casa. 

Sobre o(a) oficineiro(a): 

Caio Netto dos Santos é Mestrando em Artes Visuais pela Unesp e Técnico em Joalheria pelo Senai. Trabalha com educação desde 2013 dando aulas no ensino formal e não-formal, ministrando cursos, coordenando projetos socioeducativos e fazendo consultoria de projetos pedagógicos. 

Também trabalha desde 2017 com marcenaria voltada à conservação preventiva de obras de arte em museus e galerias, assim como executa peças de marcenaria fina sob encomenda. 

Atualmente é integrante da Oficina Colaborativa, espaço onde desenvolve seus projetos pessoais e encomendas e é técnico da Escola de Marcenaria na Unibes Cultural, do Leo Social, onde também leciona. 

Oficina Luminária: experiências e composições com madeira e luz 

Carga horária: 8 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Quinta-feira e Sexta 24 e 25 de novembro, das 18h às 22h 

Oficineiro(a): Paula Giavarotto 

Sobre a oficina: 

Nesta oficina buscaremos oferecer ferramentas básicas de elétrica e acabamentos em madeira para criação de esculturas utilitárias e/ou decorativas envolvendo luz e marcenaria.  

Você terá liberdade para desenvolver suas próprias criações a partir das técnicas ensinadas pela oficineira.  

Sobre o(a) oficineiro(a): 

Paula Giavarotto é formada em Arquitetura pela FAU-USP e Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro. Diretora de arte, cenógrafa, artista e produtora, começou na cenografia trabalhando com eventos, visual merchandising e exposições. 

Em sua pesquisa, Paula experimenta soluções de projetos com materiais não-convencionais, sustentabilidade e a filosofia do upcycling conectada com novas interfaces como intervenções urbanas, estruturas leves e efêmeras, mobiliário urbano, instalações artísticas e novas tecnologias destinadas à interatividade e à produção de novas experiências. 

Oficina Banco XYZ 

Carga horária: 16 horas 

Número de vagas: 10 vagas 

Aulas: Sábado e Domingo 26 e 27 de novembro, das 10h às 19h 

Oficineiro(a): André Dib 

Sobre a oficina: 

A oficina terá dois encontros para você conhecer os materiais, os processos e a construção de um banco que tem múltiplas possibilidades de uso. 

Será uma imersão no universo da marcenaria para conhecer quais são as ferramentas e máquinas, além do potencial delas; os tipos de materiais e as suas diferenças, os diferentes acabamentos e as suas aplicações; e também a sua relação com a madeira e os caminhos que você pode escolher.   

Sobre o(a) oficineiro(a): 

Formado em Publicidade, André Dib trabalhou com inovação e empreendedorismo até encontrar a marcenaria e se apaixonar em produzir móveis e objetos em madeira. 

Fascinado pela construção e invenção desde pequeno, buscou formação técnica e sempre alimentou a criatividade a partir do uso integral da madeira e do desenvolvimento de soluções multifuncionais, que carregassem consigo a beleza da madeira e o olhar do design: da origem da matéria-prima ao uso do móvel.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support