Oficinas gratuitas de marcenaria: veja calendário de janeiro

[rank_math_breadcrumb]

Oficinas gratuitas de marcenaria: veja calendário de janeiro

Oficinas Gratuitas na Unibes Cultural

A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, iniciativa do Leo Social em parceria com a Unibes Cultural, divulgou o calendário de oficinas gratuitas de marcenaria para o mês de janeiro de 2023. 

Todas as oficinas são voltadas para o público maior de 16 anos, que gosta de fazer trabalhos manuais e deseja ampliar, desenvolver ou começar uma nova técnica ou habilidade. As vagas são limitadas. 

As aulas acontecem na Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, que está localizada na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP. CEP: 05409-012 (ao lado do metrô Sumaré). Confira: 

Oficina: Projeto e execução – produção de móveis de madeira sob medida 

Número de vagas: 10 vagas 
Aulas: Sextas-feiras, das 19h às 22h (20 e 27/01 | 03, 10, 17 e 24/02 | 03, 10, 17, 24 e 31/03 | 07, 14, 21 e 28/04) 
Turmas: 1 turma com 15 encontros 
Oficineiro: André Montilla 

Sobre a oficina: 

É um curso teórico-prático no qual você irá desenvolver conhecimentos projetuais e construtivos aplicados a um móvel.  

Sobre o oficineiro: 

André Montilha é publicitário de formação e tem uma carreira no mercado de construção civil. Neto de marceneiro, se aproximou do ofício primeiro como hobby e depois como profissional. 

Fundador da Marcenaria Cerro Toco, se encantou com a possibilidade de espalhar o conhecimento adquirido e seu amor pela madeira e hoje é também professor. 

Oficina de Marchetaria aplicada a joias e objetos 

Número de vagas: 10 vagas 
Aulas: Sábados, das 10h às 14h (21 e 28/01 | 04, 11, 18 e 25/02 | 04, 11, 18 e 25/03 | 01, 08, 15, 28 e 29/04 | 06/05)  
Turmas: 2 turmas com 8 encontros cada 
Oficineiro: Sheila Actis 

Sobre a oficina: 

É uma oficina prática introdutória para você que quer criar peças em madeira 
utilizando ferramentas manuais, além de técnicas de marchetaria aplicadas em diferentes objetos, como acessórios, porta-copos, caixas e bandejas. 

Sobre a oficineira:   

Sheila Actis é uma artista que trabalha com a mistura de técnicas de marchetaria aplicadas em joias feitas com descartes de madeira. Ela fez curso de luthieria no Violin Cambridge Workshop, em 2010; oficina do luthier Walter Gabriel, em 2012; e possui certificado de Marcheteiro do Senai. 

Atualmente, Sheila trabalha ministrando cursos livres e desenvolvendo a marca autoral de joias em madeira “She”. 

Oficina de Marchetaria aplicada a superfícies e acabamentos especiais 

Número de vagas: 10 vagas 
Aulas: Sábados, das 15h às 19h (21 e 28/01 | 04 e 25/02 | 04, 11, 18 e 25/03) 
Turmas: 1 turma com 8 encontros 
Oficineiro: Mathias Astúa 

Sobre a oficina:  

Nesta oficina você aprende técnicas básicas de marchetaria. É ensinado(a) a trabalhar com gabaritos, com uso das ferramentas e como “desmontar” um desenho para que ele possa ser recriado em marchetaria, de maneira otimizada e com precisão. 

Sobre o oficineiro:  

Mathias Astúa é artesão e marceneiro. Formou-se em ebanisteria na França (2008) e trabalhou com restauração de móveis antigos em um dos mais respeitados ateliers de restauração da Bélgica, Splendeur Du Bois. 

Em 2011, abriu o Atelier Astúa (@atelierastua), em Paris, onde desenvolveu à princípio projetos de marcenaria fina em parceria com escritórios de arquitetura. A partir de 2013, passou a se dedicar à criação de peças autorais como bancos, mesas e luminárias. 

Durante sua estadia em Paris, estudou marchetaria com a marcheteira e artista plástica Carol Szwarc, em que pode aperfeiçoar sua técnica com o trabalho de folhas de madeiras, muito presentes em seu trabalho. A partir de 2016, passou a ministrar cursos de marcenaria tradicional e marchetaria no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. 

Oficina Luminária corte laser com aplicação de IOT (Internet das Coisas) 

Número de vagas: 10 vagas 
Aulas: Domingos, das 10h às 14h (29/01 | 05, 12, 19 e 26/02 | 05, 12 e 19/03) 
Turmas: 1 turma com 8 encontros 
Oficineiro: João Millan 

Sobre a oficina: 

Nesta oficina serão explorados conceitos e práticas da indústria 4.0, como a fabricação digital e a Internet das coisas. Ao longo de oito encontros, você irá fazer o projeto de automação dos leds, montagem e programação da eletrônica das luminárias, acabamento e mais.   

Sobre o oficineiro: 

João Millan é formado em Design industrial pelo Senac. Desde o ingresso na faculdade, trabalhou com marcenaria, serralheria e eletrônica. Fez intercâmbio em Copenhague – Dinamarca, na faculdade de design e tecnologia KEA. 

Focou seus estudos na área de design e tecnologia. Hoje ele trabalha com produção, montagem e restauração de obras de arte. Além disso, tem seu próprio atelier, onde desenvolve projetos de fabricação digital e tecnologia.  

Oficina de Montagem de caixa piramidal com encaixe inglês e Bandeja com encaixes rabo de andorinha, borboleta e encaixe forquilha 

Número de vagas: 10 vagas 
Aulas: Domingos, das 15h às 19h (29/01 | 05, 12, 19 e 26/02 | 05, 12 e 19/03) 
Turmas: 2 turmas com 4 encontros cada 
Oficineiro: Danilo Reis 

Sobre a oficina: 

É uma oficina prática em que você poderá explorar moldes e gabaritos, teoria dos encaixes com alma e rabo de andorinha, conhecer dobradiças de aeromodelismo para montar caixa de formato piramidal e fazer uma caixinha com o acabamento aplicado com boneca. 

Sobre o oficineiro: 

Danilo Reis é Arquiteto Urbanista, artista visual, marceneiro, instrutor de Marcenaria, Designer e sócio fundador há 12 anos da Marcenaria Artesanal P.02. 

Ele é especialista no trabalho com madeira maciça na forma de encaixes, no uso e afiação de ferramentas manuais e elétricas diversas, acabamentos oleosos e no desenho de peças construídas em madeiras para usos diversos.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support