OSB: tipos e vantagens de usar

[rank_math_breadcrumb]

OSB: tipos e vantagens de usar

osb

Um material que tem sido bastante utilizado como recurso de design de móveis e ambientes é o OSB. O Oriented Strand Board, em português Painel de Tiras de Madeira Orientadas, é um material derivado da madeira.  

O OSB é basicamente uma placa composta por lascas ou tiras de madeira prensadas. O uso de resinas aplicadas sob pressão e em altas temperaturas contribuem para que o material seja resistente e estável.  

Existem alguns tipos de OSB, como o Tapume e o Compensado. Vamos falar de cada um e também as vantagens do OSB de modo geral.  

Vantagens do OSB  

Quando falamos em OSB, as principais vantagens são: 

1 – Resistência e durabilidade 

Como já mencionamos, o OSB possui uma excelente resistência físico-mecânica. Isso garante uma maior durabilidade do material. Alguns tipos de OSB são resistentes à umidade, anticupim e, quando revestidos, aumentam seu tempo de vida. 

2 – Versatilidade  

Podemos destacar também a versatilidade do OSB. Esse material tem uma gama significativa de aplicações. Pode ser usado em móveis, paredes, obras, pisos e lajes secas, tapumes, etc. Além disso, é um material acessível e com bom isolamento acústico.  

3 – Ecologicamente correto 

Outra vantagem que o OSB possui é em relação à sustentabilidade. Isso por que o material é feito de madeira de reflorestamento. Então, além da resistência e aplicabilidade, o OSB ainda é ecologicamente correto.  

Tipos de OSB 

1 – OSB Tapume 

Esse OSB tem a vantagem de ser resistente à chuva e não entortar. Pode ser utilizado em tapumes, bandejas de proteção e barracões.  

 

 

2 – OSB Compensado 

O OSB Compensado costuma ser aplicado em móveis, decoração de interiores e estrutura de mobiliários. Isso ocorre porque o material é uniforme e não possui nós. Vale destacar que é um produto anti cupim e deve-se passar revestimento.  

 

 

3 – OSB Home Plus 

Já o Home Plus é muito usado em fechamentos de paredes, coberturas e lajes que contam com sistema de construção steel frame ou wood frame. Além disso, é um material resistente à umidade e impactos. 

 

 

4 – OSB Multiuso 

A principal vantagem do OSB Multiuso é o fato dele ser um material de fácil utilização. Vale destacar também sua ampla aplicabilidade. Pode ser usado para estrutura de móveis, decoração de interiores, divisórias de pallets e mais.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support