Outubro Rosa: conscientização e prevenção ao câncer de mama

[rank_math_breadcrumb]

Outubro Rosa: conscientização e prevenção ao câncer de mama

Conheça melhor sobre a origem da campanha de prevenção ao câncer de mama  

Outubro Rosa

Anualmente é realizada em todo o mundo a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo promover a conscientização e prevenção ao câncer de mama. Mas, você sabe a origem da campanha?  

O movimento do Outubro Rosa começou no início do ano de 1990, nos Estados Unidos. Naquele ano aconteceu, em Nova Iorque, um evento chamado “Corrida pela cura”. A iniciativa tinha o intuito de arrecadar fundos para pesquisa da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.  

A Susan G. Komen Breast Cancer Foundation foi, inclusive, a responsável por “adotar” o laço rosa como símbolo da campanha. Isto por que, a instituição distribuiu esses laços durante a primeira “Corrida pela cura”. 

Conforme o evento cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama nos Estados Unidos. O movimento se espalhou pelo mundo. 

No Brasil, a primeira ação da campanha foi feita em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa no Obelisco. Apesar disso, campanhas efetivas do Outubro Rosa ganharam força de verdade em 2008, com diversas cidades promovendo ações relacionadas.  

Estatísticas 

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Essas células formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos apresentam bom prognóstico quando tratados adequadamente e em tempo.  

Em 2020, morreram 18.295 devido ao câncer de mama, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 66.280 novos casos de câncer em 2021.  

A idade é um dos fatores de risco para a doença. Segundo o Inca, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Apesar de acometer mais em mulheres, o câncer de mama também atinge homens, que representam 1% do total de casos da doença. 

Fatores de risco  

Existem alguns fatores que aumentam o risco de adquirir a doença, como:  

  • Obesidade e sobrepeso
  • História familiar de câncer de ovário 
  • Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos 
  • História familiar de câncer de mama em homens 
  • Exposição frequente a radiações ionizantes para tratamento (radioterapia) ou exames diagnósticos (tomografia, Raios-X, mamografia, etc) 
  • Primeira menstruação antes de 12 anos 
  • Primeira gravidez após os 30 anos 
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos 
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) 

Mulheres que possuem um ou mais fatores genéticos/hereditários apresentam risco elevado de desenvolver câncer de mama. No entanto, ter a presença de um ou mais fatores de risco não significa necessariamente que terá a doença.  

Sintomas e como prevenir 

O autoexame é a principal arma para prevenir o câncer de mama. A doença pode ser percebida em fases iniciais. A principal manifestação ocorre com o surgimento de nódulo (caroço) na mama. 

Outros sinais que podem ser percebidos são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.  

Ao notar esses sinais e sintomas deve-se procurar serviços de saúde para avaliação diagnóstica. É recomendado que mulheres com 50 anos ou mais sem sinais e sintomas de câncer de mama façam exame de mamografia a cada dois anos.  

Além disso, a detecção precoce do câncer de mama é fundamental. Encontrar o câncer no início permite um tratamento menos agressivo. Além disso, o SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica. 

Durante o mês de outubro são realizadas diversas ações de exames de mamografia, distribuição de cartilhas, etc, por cidades do país. Procure os canais oficiais da sua cidade e se informe. Outra fonte segura sobre o assunto é o site do Inca. Acesse www.inca.gov.br

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support