Profissionalização em marcenaria: não pule etapas!

[rank_math_breadcrumb]

Profissionalização em marcenaria: não pule etapas!

O setor moveleiro está em alta e por isso há uma demanda de pessoas que buscam a profissionalização na área. Entenda por que é importante se especializar em cursos e não pular etapas 

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de móveis subiu 3,6% entre janeiro de 2021 e dezembro de 2020. Se comparado com o primeiro mês do ano passado, o aumento foi de 7,4%.

Isso mostra que o setor moveleiro está aquecido. Com isso, é natural que aumente o número de pessoas interessadas em trabalhar na área, como marceneiro, marceneira, montador (a) de móveis ou projetista.  

Mas para isso, um fato precisa ser levado em consideração: a profissionalização. Ter uma formação educacional prática de qualidade é importante para quem deseja ingressar no setor moveleiro. E essa formação exige que você não pule etapas fundamentais para o aprendizado não somente teórico, mas principalmente prático.  

Um exemplo: você é um arquiteto, engenheiro ou design de interiores, está desempregado e quer ingressar na marcenaria para ter uma renda. Você já possui alguns conhecimentos teóricos, como uso de EPIs, sistema de medidas e processos de fabricação.

Isso pode te dar a sensação de que pode entrar já em um curso avançado de marcenaria. Mas, você sabe usar uma esquadrejadeira? Sabe fazer plano de corte e colagem de fita de borda?  

Escola da Marcenaria

Por isso, mesmo que você tenha alguns conhecimentos teóricos ou práticos na área, é importante começar literalmente pelo início. É exatamente por esse motivo que a Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, separa os cursos de profissionalização em Marcenaria por módulos: Básica, Intermediária e Avançada. Cada módulo vai aumentando o nível de conhecimento e ações práticas do aluno.

Outro exemplo: se você quer fazer o curso de Montador Sob Medida, é preciso que você tenha noções básicas em marcenaria para ter um aproveitamento melhor do curso. E assim por diante.  

Portanto, por mais ansioso que você esteja para concluir um curso, seja ele de Marcenaria, Montador Sob Medida ou outro, para já atuar na área, é preciso seguir todas as etapas essenciais para você se tornar um profissional qualificado.

Afinal, um bom profissional com amplo conhecimento técnico é mais valorizado e consequentemente consegue ganhar mais e ter clientes melhores.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support