Tipos de máscara e efetividade na proteção contra Covid

[rank_math_breadcrumb]

Tipos de máscara e efetividade na proteção contra Covid

Máscara covid

Desde o início da pandemia, a máscara facial tem sido um dos principais meios de proteção contra a Covid-19. É comprovado cientificamente que o uso de máscara ajuda a diminuir a propagação do vírus.  

Com o surgimento de novas variantes, como a ômicron, e outras doenças respiratórias, como a H3N2, o uso da máscara facial em locais públicos é uma medida mais do que necessária para reduzir os riscos de contrair algum desses vírus, sobretudo da Covid.   

Há diversos tipos de máscaras e cada uma têm resultados diferentes de proteção contra a Covid-19. Afinal, cada material possui características que garantem maior ou menor proteção contra o vírus, caso você tenha contato com algum infectado. 

Confira os tipos de máscara: 

1 – Máscara de tecido 

Feitas artesanalmente de tecidos, como algodão e misturas sintéticas, as máscaras de tecido protegem das emissões respiratórias. Podem ser lavadas e reutilizadas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a eficácia dessas máscaras pode variar entre 26% e 80% dependendo de alguns fatores, como o tipo de tecido e o número de camadas. Já de acordo com um estudo da Universidade de São Paulo, a média de eficácia da máscara de algodão contra o coronavírus é de 40%. 

2 – Máscara de cirúrgica 

Usadas por profissionais da saúde, as máscaras cirúrgicas devem ser descartadas após o uso. O ideal é trocá-la a cada 4 horas ou sempre que sujar ou ficar úmida.  

Essas máscaras contam com um material que filtra partículas menores que os tecidos comuns. Além disso, elas contam com um arame que auxilia no ajuste ao contorno da área do nariz.   

3 – Máscara PFF2 (ou N95) 

Produzidas em nível industrial para profissionais da saúde, essa máscara conta com um filtro eletrostático para capturar partículas. Isso garante uma eficácia de 95% em bloquear pequenas e grandes partículas.  

O tempo de uso é variável e depende do período de utilização em relação ao risco de exposição. Conservando adequadamente em local arejado, as máscaras PFF2 (ou N95) podem ser utilizadas de 7 a 15 dias.  

Quanto tempo demora para transmitir Covid-19 entre: 

O Governo do Estado de São Paulo divulgou uma tabela que mostra o tempo médio de transmissão de Covid-19 entre pessoas infectadas e não infectadas que utilizam diferentes tipos de máscara. Confira: 

Fontes:

CNN Brasil / Secretaria de Saúde de Minas Gerais / Governo do Estado de São Paulo 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support