Top 5: dicas para aumentar a produtividade na marcenaria

[rank_math_breadcrumb]

Top 5: dicas para aumentar a produtividade na marcenaria

Confira nossas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo no seu dia a dia na marcenaria

O dia a dia do marceneiro e da marceneira costuma ser de muita correria. Muitas vezes o profissional acumula uma série de tarefas, como venda e produção das peças, busca por novos clientes, montagem e entrega do serviço, além da gestão da marcenaria.

Com tanta coisa para fazer, é preciso que o marceneiro ou marceneira se organize da melhor forma para conseguir ser produtivo e realizar tudo com excelência.  

Produtividade pode ser definida como a capacidade de produção com o tempo. É a união da eficiência com resultados. Na marcenaria, isso não é diferente. Por isso, neste post traremos 5 dicas para aumentar a produtividade do seu dia a dia e do seu negócio.  

1 – Organize o seu espaço de trabalho  

Ter um espaço de trabalho organizado é o primeiro passo para aumentar a produtividade da sua marcenaria. Busque colocar armários ou painéis de ferramentas em locais de fácil acesso, assim como organizar máquinas e bancadas em lugares estratégicos do seu espaço.  

2 – Verifique se seus equipamentos estão em bom funcionamento 

Já pensou estar no meio de uma entrega importante e seu maquinário não funcionar? Isso pode acontecer. Por isso, estabeleça uma rotina de verificar de tempos em tempos se seus equipamentos estão em bom estado ou se precisam de algum tipo de manutenção.  

3 – Tenha um bom controle do seu estoque  

Saber o que sobra e o que está em falta no estoque da sua marcenaria é crucial para ter uma boa produtividade. Afinal, se há sobra de material e ele não é utilizado, é possível que esse material encalhe no estoque, estrague ou seja jogado fora. No caso de faltar alguma matéria-prima, a situação é pior, pois pode atrasar todo o seu trabalho e prazo com o cliente.  

4 – Sobrou material e não vai usar? Tente reaproveitá-lo 

É comum que aquelas tiras ou sobras de madeira que ficam após a criação de uma peça sejam descartadas. É possível reaproveitá-las e criar pequenos objetos que podem proporcionar outra renda.

Também pode-se fazer parcerias com ONGs, artesãos e makers que usam esse tipo de material. Se não for possível fazer nenhuma dessas ações, destine as sobras em locais adequados como ecopontos. 

5 – A tecnologia é sua aliada. Use!  

É impossível falar em produtividade e não citar a tecnologia como um fator primordial para o sucesso. Com um celular na mão, você pode deixar sua rotina mais fácil e produtiva.

Existem aplicativos que ajudam marceneiros e marceneiras em atividades comuns, como conversor de medidas, recursos de corte, etc. Você pode conseguir e fidelizar novos clientes usando as redes sociais e aplicativos de mensagens. E por aí vai.  

Trilha Básica do Empreendedor

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar na produtividade na marcenaria. Outra super dica, essa para ajudar na gestão do seu negócio, é a Trilha Básica do Empreendedor, curso on-line e 100% gratuito que o Leo Social oferece por meio da Escola da Marcenaria.

Esse curso traz aulas rápidas sobre Precificação, Gestão do Tempo, Planejamento e Marketing Digital. Em poucas horas você conclui o curso e recebe o certificado de conclusão em seu e-mail.

A Trilha Básica do Empreendedor é uma parceria com Leo Social com a Promob, a Anderson Rios Consultoria, a Empreende Aí e a Plataforma Gabster. Comece já (clique aqui 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support