Top 5: dicas para evitar cupins na madeira

[rank_math_breadcrumb]

Top 5: dicas para evitar cupins na madeira

cupins

Se há algo que pode arruinar projetos de móveis de uma marcenaria é, sem dúvida, a presença de cupins. Cupins são insetos que ajudam a decompor substâncias vegetais, como folhas e restos de troncos, auxiliando na aeração dos solos e na redistribuição de nutrientes. Apesar disso, são famosos por causar prejuízos em objetos de madeira e outros materiais com base em celulose.  

É comum o cupim se instalar em peças de madeira – como móveis, telhados, pisos, batentes, etc – com baixo teor de umidade. A presença de cupins em uma marcenaria pode significar grande perda de projetos. 

Por isso, é essencial que o marceneiro (a) e profissional do setor moveleiro conheça e execute ações para combater essa praga que pode deteriorar boa parte da madeira e móveis do local. Confira 5 ações que você pode adotar para identificar cupins na madeira e evitar dores de cabeça: 

1 – Procure por indícios de cupim na madeira 

Um indício de que uma peça foi infestada por cupins é quando você encontra pó no chão, que não foi resultado de algum trabalho anterior. Isto por que esse pó são as fezes do cupim, retiradas de tempos em tempos da colônia.   

2 – Investigue barulhos estranhos 

Se você ouvir barulhos estranhos na madeira, sobretudo à noite, é possível que a peça tenha cupins. Para identificar, coloque um copo vazio sobre a peça e aguarde alguns minutos. Se você ouvir algo, é possível que tenha uma colônia no local.  

3 – Elimine pontos de umidade 

Não deixe sua marcenaria com pontos de umidade. Regule o ar-condicionado, caso tenha, cheque as torneiras do local, verifique se o subsolo não possui pontos de umidade ou áreas mofadas. E uma dica é: mantenha o espaço ventilado.  

4 – Não guarde restos de madeira 

Uma ação de prevenção contra cupins é não guardar restos ou sobras de madeira após o final de uma obra. Lascas e toras de madeira, assim como portas, pisos e janelas do material podem atrair colônias de cupins, principalmente em locais úmidos.  

5 – Faça inspeções regulares 

Se a sua marcenaria já foi afetada por cupins, é recomendado que você faça inspeções anuais no local. Nesse caso, o ideal é contratar um serviço de combate a pragas. Mas, independentemente disso, faça verificações de cupins sempre que possível.  

Eliminação de cupins 

Há diversos produtos no mercado e até mesmo soluções caseiras para eliminar cupins, que trataremos em outro post aqui no site. Fique ligado!

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support