Um armário de Natal: Marcenaria do Bem faz entrega de móvel

[rank_math_breadcrumb]

Um armário de Natal: Marcenaria do Bem faz entrega de móvel

No último Marcenaria do Bem do ano, alunos do curso de Meio Oficial de Marcenaria entregaram um armário de cozinha

Mais um curso de Meio Oficial de Marcenaria chega ao fim e com ele ocorre a emocionante entrega do Marcenaria do Bem, trabalho de conclusão de curso que concede um móvel, produzido pelos alunos, a pessoas em situação de vulnerabilidade social, funcionários da Leo Madeiras ou instituições sociais.  

Com a proximidade do Natal, a entrega deste Marcenaria do Bem se torna ainda mais especial. O escolhido da vez para receber um móvel projetado e executado por nossos alunos veio do quadro de funcionários da Leo Madeiras, empresa mantenedora do Leo Social.  

Recebemos diversas cartas de colaboradores que escreveram um pouco sobre suas vidas e o porquê mereciam receber um móvel confeccionado pelos alunos do curso de Meio Oficial da Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social.  

Uma carta especial 

Foto: Carta de Anderson, escolhido do Marcenaria do Bem

Escolher a carta foi uma tarefa árdua entre os alunos do curso, mas finalmente uma foi selecionada. A carta de Anderson Lemos Santos foi a escolhida. Anderson tem 39 anos, mora em uma casa de aluguel na zona leste de São Paulo e trabalha na Leo Madeiras há quase 11 anos como operador de máquina. 

Na carta, Anderson escreveu: “Meu armário de cozinha está muito danificado e só tenho metade do armário. Gostaria muito de trocá-lo, mas não tenho condições financeiras devido a alguns compromissos. Além de estar muito danificado, não posso colocar uma vasilha grande pois não tem espaço”. 

“Ficaria muito agradecido se eu fosse escolhido para ganhar essa reforma do meu móvel. Às vezes me sinto muito triste por não resolver esse problema, mas confio em Deus que um momento a sorte chegará pra mim. Estou torcendo para que eu seja contemplado”, contou Anderson em seu relato.   

Anderson lembra que, antes de saber que sua carta havia sido selecionada, tinha plena confiança de que seria escolhido. “Eu estava confiante que iria dar certo e realmente deu certo. Sou muito grato por cada um de vocês que estão fazendo esse ato de solidariedade por mim”, revelou agradecido.  

Foto: O confiante Anderson/Arquivo pessoal

O projeto que emociona 

A escolha da carta foi emocionante, como relata Katia Thalg, aluna do curso de Meio Oficial: “Lemos a carta do Anderson, que foi emocionante. Até chorei na leitura. Fizemos a seleção de algumas delas e escolhemos a dele, porque achamos que era mais o perfil de alguém que realmente precisava”. 

Com a carta escolhida, começou então o processo de criação do tão sonhado armário de Anderson. Katia explica que os alunos do curso fizeram uma visita à casa de Anderson para tirar as medidas e iniciar a confecção do móvel.   

“A experiência [de criar o armário] foi maravilhosa, porque passamos por todos os processos. Desde a escolha da carta a medição na casa dele [Anderson]”, destaca a aluna. “Os planos de corte, escolha do material e fabricação, nos deixa muito emocionados e nos faz sentir importantes dentro do processo”, ressalta Katia. 

Foto: Katia colocando a mão na massa para fazer o móvel de Anderson/Arquivo pessoal

Para ela, todo esse processo do Marcenaria do Bem causou um envolvimento ainda maior dos alunos com o projeto e com a história do Anderson. “Pra mim foi uma experiência única”, enaltece.  

“Anderson, no seu móvel está todo o nosso carinho, atenção e cuidado para que você tenha o melhor. Esperamos que você desfrute dele e seja muito feliz nessa sua nova jornada”, diz Katia emocionada.   

Um armário de Natal 

Foto: Peças do armário carregadas e prontas para irem até à Vila Jacuí/Leo Social

Com o armário pronto e finalizado pelos alunos – que tiveram orientação da instrutora e marceneira, Verônica Braga – chegou a hora da entrega e montagem do móvel na casa do Anderson, o nosso escolhido.   

Na quinta-feira, dia 23 de dezembro de 2021, os alunos da Escola da Marcenaria e parte da equipe do Leo Social foram até a Vila Jacuí, zona leste da capital paulista, onde Anderson mora. 

Com o antigo armário desmontado, as novas peças confeccionadas pelos alunos foram levadas para dentro da residência de Anderson. Sob orientação da instrutora Verônica, os alunos montaram enfim o novo armário do operador de máquina. 

Foto: Nossos alunos ainda tiveram a oportunidade de comer uma deliciosa feijoada feita pelo tio de Anderson/Verônica Braga

Nossos alunos ainda fizeram uma pausa na montagem do móvel para comerem uma deliciosa feijoada feita por Joel, tio de Anderson. Reabastecidos, a turma da instrutora Verônica voltou ao trabalho e finalizou a montagem do novo armário de cozinha de Anderson.  

Minha sensação é sem explicação. O que o Leo Social fez por mim não tenho palavras pra descrever. Gratidão mesmo, Leo”, disse Anderson, visivelmente emocionado com o que aconteceu.  

Há dois dias do Natal, Anderson ganhou o armário que tanto queria e precisava para voltar a sorrir e guardar seus utensílios pessoais.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support