Uso consciente de água: como posso colaborar?

[rank_math_breadcrumb]

Uso consciente de água: como posso colaborar?

Uso consciente da Água

Pouca chuva, reservatórios abaixo da capacidade, falta de energia e tempestade de areia no interior de São Paulo. Tudo isso aconteceu e tem ocorrido nos últimos meses no Brasil devido à falta de um elemento essencial: a água 

Os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, por exemplo, estão com níveis mais baixos do que em 2013, ano que antecedeu a crise hídrica (leia mais).

Os sete sistemas operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) operam com 43,4% da capacidade total, sendo que em 2013, alcançavam 57,3% do total, no mesmo período.  

Além disso, também enfrentamos problemas com a falta de chuva, que prejudica não só o abastecimento de água, mas também de energia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com exceção dos meses de janeiro e fevereiro de 2020 e 2021, o Brasil tem sofrido com baixos volumes de chuvas já há alguns anos.

No final de setembro, inclusive, algumas cidades do interior de São Paulo foram cobertas por uma tempestade de areia, fenômeno que ocorreu devido a um longo período sem chuvas e a queimadas constantes.  

Mas, o que nós, cidadãos, podemos fazer para reverter essa situação? 

A resposta pode ser mais simples do que pensamos: fazendo o uso consciente da água. Pequenas ações diárias podem contribuir para preservarmos esse recurso tão precioso. 

Você já deve estar cansado de ouvir coisas básicas, como não limpar calçadas usando mangueira, tomar banhos mais rápidos, entre outras coisas. Mas, são justamente essas pequenas ações que fazem a diferença e que muitas vezes esquecemos de colocar em prática. 

1 – Durante o banho, fechar o registro enquanto você se ensaboa pode gerar uma economia de até 30 mil litros de água no ano.

2 – Ao lavar roupas, se possível, junte uma quantidade suficiente de peças para encher a máquina e procure lavá-las uma vez por semana.  

3 – Limpe o quintal ou calçada com vassoura. Caso precise jogar água, busque guardar a água da máquina de lavar que pode ser reutilizada para este fim.  

4 – Utilize balde e um pano para limpar o seu automóvel 

5 – Você gasta cerca de 13,5 litros de água ao escovar os dentes com a torneira aberta por dois minutos. Por isso, mantenha ela sempre fechada nessa e em outras ações do dia a dia 

Além dessas pequenas ações de consumo consciente de água, outra coisa que podemos fazer é conversar com as pessoas à nossa volta: família, parentes e vizinhos. Quanto mais pessoas atingidas por essa conscientização, melhor será para a comunidade e para o meio ambiente.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support