Você é protagonista da sua vida?

[rank_math_breadcrumb]

Você é protagonista da sua vida?

Para se ter sucesso em todas as áreas da vida, seja pessoal ou profissional, é preciso assumir a posição de protagonista

No dicionário, a palavra autonomia é definida como “a capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania; independência pessoal”. Em um sentido mais amplo, ter autonomia é também assumir o papel de protagonista da sua própria vida. E isso não é uma escolha. 

Desde cedo somos incentivados a assumir esse protagonismo. Na escola, por exemplo, fazer lição de casa vai além de ser um dever ou obrigação, é um incentivo de criar autonomia para aumentar o conhecimento. Escolher a própria roupa, se alimentar bem e manter a higiene em dia são atividades encorajadas desde a infância para se conquistar a autonomia.  

E quando falamos em autonomia, não podemos e nem temos como transferir ao outro a responsabilidade de ser protagonista de nossas vidas. Não assumir o papel que a autonomia exige é sair em desvantagem em todos os aspectos da vida, como na área profissional, amorosa e familiar.  

Cada escolha, decisão, conquista, posicionamento e atitude que tomamos reflete em nossa vida e nos leva a um caminho de aprendizagem. Somos inteiramente responsáveis por cada ação que adotamos, querendo ou não. 

E como podemos nos tornar cada vez mais protagonistas de nossas vidas?

Com autoconhecimento. Se conhecer é o primeiro passo para alcançar autonomia. Na Trilha Básica do Empreendedor, curso on-line 100% gratuito da Escola Marcenaria, tem um módulo inteiro sobre Autoconhecimento, Identidade e Propósito. Confira (clique aqui). 

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support