Você sabe o que é inclusão produtiva?

[rank_math_breadcrumb]

Você sabe o que é inclusão produtiva?

Inclusão produtiva

Um tema que vem sendo cada vez mais discutido dentro das organizações é a inclusão produtiva. A inclusão produtiva tem como grande objetivo a geração de trabalho e renda de maneira estável, relativamente duradoura e decente para as populações em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Entende-se que o aumento da renda por meio do trabalho é o elemento essencial para que se reduza a pobreza e a exclusão social. Gerar emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social ajuda não só a trazer dignidade e redução da exclusão social, como também tende a aumentar a produtividade de um país.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil teve recuo de 11,6% no trimestre até novembro de 2021. Apesar disso, a renda real recebida pelos trabalhadores caiu na média, para R$ 2.444, menor rendimento desde 2012. Hoje, o Brasil conta com 12,4 milhões de desempregados.

Outro estudo, também do IBGE, mostrou que quase 51 milhões de pessoas viveram abaixo da linha da pobreza em 2020. Isso significa dizer que um em cada quatro brasileiros sobreviveu com menos de R$ 450 mensais naquele ano.

Existem diversos desafios da inclusão produtiva quando olhamos para o mercado de trabalho, como:

– A falta de capacitação dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social
– A falta de experiência dos jovens
– O baixo poder de barganha dessa população
– A discriminação de grupos sociais por quem contrata
– A eliminação de vagas devido ao avanço tecnológico
– Barreiras relativas à contratação
– Informação e divulgação das vagas que não chegam à população de menor renda ou ainda não atingidas pela inclusão digital

Proporcionar a capacitação profissional, criar programas (públicos ou privados) de inserção, fortalecer o emprego formal e estimular o empreendedorismo ou atividade econômica de produção que se baseie na autogestão de cooperativas ou grupos são algumas ações de inclusão produtiva possíveis de serem postas em prática pelas organizações.

A inclusão produtiva está presente no Leo Social. Nossa missão é promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável. Fazemos isso através de nossos cursos, como o Meio Oficial de Marcenaria, que tem como premissa profissionalizar pessoas em situação de vulnerabilidade social no ofício da marcenaria.

Junte-se a nós nesta causa!

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support