Você sabe o que é marchetaria?

[rank_math_breadcrumb]

Você sabe o que é marchetaria?

Marchetaria

O marceneiro ou marceneira é responsável por dar vida a móveis, peças, objetos e sonhos por meio de seu trabalho. Além de ser um trabalho técnico, a marcenaria não deixa de ser um trabalho artístico. 

Uma técnica artística relacionada diretamente à marcenaria é a marchetaria. Criada há aproximadamente 3 mil anos, a marchetaria é a arte e técnica de decorar superfícies planas de móveis, pisos, tetos por meio da incrustação de materiais, como a madeira.  

A palavra vem do francês marqueterie e significa “embutir”. Com a marchetaria é possível criar desenhos geométricos, de animais, em 3D e mais. Nos primórdios, a técnica podia ser vista em painéis, mobílias e caixas decorativas que enriqueciam palácios e templos.  

Mas, como a marchetaria funciona na prática?  

O objetivo da marchetaria é ornamentar objetos com diferentes cores e tipos de madeira. Esses objetos são obtidos por meio do encaixe e colagem de lâminas ou pedaços de madeira cortados que, sem o auxílio de pregos, formam um desenho único.  

Após isso, o acabamento da peça pode ser feito usando lixa, verniz, lixadeira, cera, etc. Podem ser feitos inúmeros objetos por meio da marchetaria, como: 

  • Mesas 
  • Bijuterias 
  • Quadros 
  • Revestimentos de objetos 
  • Reformas em móveis 
  • Esculturas 
  • Painéis 
  • Joias 

A marchetaria é uma excelente forma do marceneiro e marceneira criar móveis únicos ou restaurar aqueles que já não estão atrativos para venda ao cliente. Além disso, a técnica ainda é uma oportunidade para artesãos ganharem dinheiro fazendo objetos e uma atividade criativa para hobbistas.  

A Escola da Marcenaria, projeto do Leo Social, tem disponível a Oficina de Marchetaria (saiba mais). Nesta oficina, você tem a oportunidade de criar um porta-chaves usando essa técnica milenar.  

Você pode adquirir a Oficina de Marchetaria por R$ 47,90 + frete. Você recebe o material em casa. A oficina é livre para todos os públicos. Compre aqui

Foto: Alunos do Leo Social com seus trabalho de marchetaria.

Curta e compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support