Mais de 100 pessoas participaram de oficinas makers em 2022
A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, iniciativa do Leo Social em parceria com a Unibes Cultural, recebeu mais de 100 pessoas nas oficinas makers gratuitas realizadas em 2022. Ao todo, 140 pessoas participaram das oficinas que ocorreram no segundo semestre, de agosto a novembro.
Desde a inauguração da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, em agosto, a unidade realizou 19 oficinas makers de marcenaria. Todas gratuitas e diferentes em todos os meses. As oficinas promoveram o desenvolvimento de projetos e técnicas de marcenaria, como corte, lixamento, acabamento e mais.
As oficinas realizadas neste semestre de inauguração da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural foram:
– Banco Escada;
– Impressão 3D;
– Oficina de colheres;
– Acessórios de madeira;
– Suporte de bike;
– Banco resta um;
– CNC para marcenaria;
– Acessórios de madeira de reuso;
– Bandeja Amélia;
– Jogos de madeira;
– Bambu;
– Brinquedos de madeira;
– Safari;
– Standing desk;
– Banquinho caipira;
– Mesa dobrática;
– Banco Resta um;
– Luminária;
– Banco XYZ.
“Mais de 120 pessoas passaram, aprenderam e desenvolveram seus produtos na Escola da Marcenaria na Unibes Cultural. Com um grupo professores selecionados compartilharam suas técnicas e fazeres manuais, apresentando ferramentas, técnicas, tecnologias diferentes para essas pessoas encontrarem suas formas de produção dentro da marcenaria”, afirma Fernanda Tosta, Curadora e Coordenadora da unidade.
De acordo com Fernanda, as oficinas possibilitaram a construção de mobiliários residenciais, expositores e até para quem deseja produzir ou desenvolver ateliês e espaços para home office. “Isso trouxe a possibilidade de visualizar não só as capacidades do que uma pessoa pode fazer dentro de casa, mas também em termos de colaboração e construção coletiva por meio parcerias possíveis”, explica.
“A gente fica muito agradecido com a participação da comunidade, dos alunos e das pessoas interessadas em aprender. Aprender o que é o fazer com as próprias mãos a partir de ferramentas simples e da estrutura de marcenaria construída dentro da Unibes Cultural”, completa Fernanda.
“As oficinas na Escola da Marcenaria na Unibes Cultural foram um verdadeiro sucesso. Inauguramos esse espaço com o objetivo de promover a marcenaria de forma criativa e técnica. Foi um início promissor e que com certeza alcançará ainda mais pessoas”, afirma Kenia Malves, Coordenadora de Projetos Sociais do Leo Social.
As inscrições para as oficinas makers são divulgadas nas redes do Leo Social. A Escola da Marcenaria na Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP. CEP: 05409-012 (ao lado do metrô Sumaré).